Sobre a lei da impermanência e despedida deste blog
Se podemos ter uma certeza neste mundo, é a da impermanência: da matéria, do corpo, da mente, das nossas relações e interações, do que fazemos, do que observamos à nossa volta, de quem observamos à nossa volta.
A vida é constante transformação e, apesar de não termos dúvida disso, quantas vezes nos surpreendemos, seja com o corpo que envelhece, com os sentimentos que passam, com as pessoas que se vão ou com as que permanecem, mas “já não são mais as mesmas”.
É justamente a impermanência que permite o frescor da renovação. Mas uma mente distraída, oscilante ou pesada nos impede de reconhecer e aceitar o movimento natural da vida. E assim geramos apegos ao passado e expectativas para o futuro, causas de frustrações que tiram nossa tranquilidade, o tão almejado estado de equilíbrio.
Aqui, mais uma vez, ioga é ferramenta, como aprendi com minha professora Ana Poubel. A prática nos ajuda no processo de sensibilização e abertura para que possamos seguir com leveza a fluidez da vida, renovando-nos a cada instante: sempre um novo sujeito diante de uma nova realidade. Como também ensina meu professor Diego Koury, no livro “Pedagogia para uma Nova Mente”:
“A travessia, na perspectiva do Yoga, é a contínua experiência de aprendizado e abandono. Independente dos acontecimentos e das cargas por eles geradas, há sempre a possibilidade de aprendizado e de dissolução das cargas vividas nas experiências. Mas tal liberdade não ocorre ao acaso. A mente precisa se renovar na mesma velocidade em que o presente evolui. Quanto maior for a disponibilidade e equanimidade da mente, maior a possibilidade de experiência real e de sentimentos genuínos. Esse processo de renovação mental, ou de purificação do conteúdo mental, é crucial para que o indivíduo transforme a perspectiva que construiu sobre a vida e para que o movimento natural de constante transformação da vida deixe de ser aflitivo. Esse empenho é o Yoga, assim como o objetivo da prática.”
Dito isso, informo que este blog será encerrado no site da Folha. Agradeço profundamente aos leitores que nos acompanharam, aos meus professores e alunos que tanto me ensinam e me inspiram a compartilhar aprendizados, aos colegas pelas parcerias e ao universo por todas as experiências.
Quem quiser receber por e-mail ou WhatsApp meus próximos textos, novidades, sugestões de leitura, eventos, cursos, retiros e outras dicas relacionadas a ioga e meditação pode se inscrever neste link. Para outras informações, dúvidas, sugestões ou convites, é possível me encontrar no Instagram @patriciabritto.yoga e no Facebook/patriciabritto.yoga.
Boas práticas para todos nós!
Namastê _/|\_